segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Papo Gostoso

Oi pessoal faz tempo que não posto por aqui...

Mas esses dias aconteceu algo que adoro , conversar com amigos e ainda com pessoas super gente-fina e ainda apaixonado por comida...rsrsrs

Numa papo desse com 3 pessoas maravilhosas...Um dia numa bela manhã, numa conferência de Gastronomia: eu, Chef Simon Sant, Gourmet Sara Dias e Produtora Cultural e Amante da gastronomia Érica Marta conversamos um papo delicioso.

Do nada, Gourmet Sara Dias joga na roda a receita dela de Rabada com agrião...com um tempero especial...ficamos se deliciando somente com modo de preparo.Sara Dias uma cozinheira de mão cheia, ainda na cozinha típica fera nisso....Então chega de papo, segue abaixo a receita da Sara:

Rabada da Sara


Preciosos Ingredientes:

1 rabada, conte os gomos, cada pessoa come no máximo 4, os menores não contam pois se desfazem no cozimento, então multiplique pelo número de pessoas.

Tempero:Alho, Salsinha, Cebolinha e sal, cominho, pimenta do reino, chimichurri, colorau e pimenta dedo de moça

Vinho tinto seco para refogar

Agrião fresco com talos e folhas

Modo de preparo:
Faça primeiro o tempero, (que é melhor se for feito socado no pilão do que batido no liquidificador), misture o alho (5 dentes para cada rabada completa), salsinha e cebolinha picada e o sal a gosto.

Amasse bem tudo junto, mas sem desmanchar completamente.Lave a rabada com água e no último enxague coloque 1/2 copo de vinagre na água da lavagem.

Escorra bem e separe os pedaços dela cortando nas juntas, se estiver com muita gordura nos gomos, retire o excesso.

Tempere a rabada com aquele feito primeiro e deixe descansar por 2 horas, o tempero fica melhor se colocar a rabada em um saco plástico e colocar na geladeira.Numa panela de pressão coloque azeite “ao seu gosto”, pimenta do reino com o cominho, colorau e se quiser um pouco de chimichurri, deixe aquecer e coloque a rabada aos poucos para Fritar.


Regue os gomos com o vinho tinto a gosto, observe que a rabada não deve ultrapassar o meio da panela de pressão, se isso acontecer, use uma segunda panela.

Depois de bem fritos, ao ponto da carne em volta aparentar já estar frita, acrescente água, mas não cubra toda a rabada.

Experimente o sal e se necessário use um caldo de costela para acertar o tempero.
Tampe e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, depois de pegar pressão.

Abra a panela e veja se a carne já se solta facilmente dos gomos, se não estiver assim, feche e deixe cozinhar um pouco mais. Se preciso acrescente mais água para não pegar no fundo da panela.

Depois de cozida a rabada, acrescente na panela mesmo o agrião com os talos inteiros, não precisa cortar ou desfolhar.

Mesmo que a panela tenha ficado completamente cheia, tampe e deixe na pressão por mais 5 minutos.

Depois disso é só se deliciar!Para quem gosta, uma pimenta dedo de moça inteira cortada em cubinhos bem pequenos vai muito bem se acrescentada durante a fritura.

Acompanha muito bem arroz branco e angu de fubá ou mingau de couve.

Bom Apetite!

Foto: http://www.saboresdeminas.com.br/